Acabamentos externos mais utilizados na atualidade! Como utilizá-los na sua construção?

Neste artigo, você vai receber dicas importantes sobre como escolher os revestimentos e acabamentos externos para a sua construção. Essas dicas vão te ajudar desde o começo do projeto, garantindo que suas escolhas sejam acertadas. Aprenda a selecionar os materiais certos para deixar sua casa bonita e funcional, de acordo com o seu gosto e necessidades.
03-FACHADA-PROJETO-EA-199-3-quartos

Pensar no tipo de revestimento que irá utilizar na sua casa é fundamental. Hoje em dia, existem diversos tipos de acabamentos externos, de todos os estilos e valores. Porém, tem outras coisas que devem ser consideradas na hora de escolher o acabamento certo. Afinal,  não podemos pensar apenas no custo, pois a fachada será sempre o cartão de visitas da sua casa!

Ela é uma prévia da sua casa como um todo, então, nada melhor do que escolher o acabamento externo ideal, que tenha durabilidade e menor manutenção possível.

Há alguns fatores que precisamos considerar como clima, durabilidade, presença de umidade e também o estilo arquitetônico. Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas e, por fim, te ajudar a escolher um acabamento externo perfeito. 

Thiago Albergoni aqui, arquiteto na ABC Arquitetura, escritório especialista em desenvolvimento de projetos residenciais com atendimento em todo Brasil.

Você já tem terreno e está em dúvida como quer sua casa?

Me envie uma mensagem agora e GANHE um estudo inicial do projeto da sua casa.

Vamos montar o projeto ideal para você e sua família juntos!

Boa leitura!

Acabamento externo – Pintura

É o tipo, dentre os acabamentos externos, mais simples e de menor custo para se utilizar na sua fachada. Por isso, ele é um dos mais procurados. A mão de obra e o material tem preços mais acessíveis em relação a outros tipos de acabamentos.

Esse tipo de acabamento externo exige uma manutenção frequente devido ao desgaste causado por fatores externos como, sol e chuva. Se aplicada de maneira errada pode gerar bolhas e também descascar. Por isso, se for ficar exposta a muita umidade é melhor escolher outro tipo de acabamento. O bacana, é que você pode brincar com as cores, usar tom sobre tom para criar sobreposição, bem como combinar a pintura com outros tipos de acabamentos.

Esse exemplo acima foi utilizando tom monocromático, com tons de cinza mais escruto e claro.

Escolha marcas de qualidade e versões premium, isso irá proporcionar maior durabilidade para a aparência da sua fachada.

Acabamento externo – Madeira

A madeira, quando instalada corretamente, é um dos tipos de acabamentos externos mais duradouro. O material é bem resistente, porém deve ser impermeabilizado ou envernizado. Isso, para que não apodreça devido a umidade, evitando assim, problemas com cupins. Esse revestimento é bem versátil e pode ser combinado com outros tipos de madeira. Todavia, você também pode optar por um porcelanato que imita madeira, isso irá trazer economia para você.

Acabamento externo – Pedra

A fachada de pedra é um tipo de acabamento externo muito comum que vai do rústico ao moderno. Além disso, é um revestimento barato e duradouro que não exigem muita manutenção. Como resultado, você encontra pedras polidas ou brutas em vários formatos. As mais utilizadas são Miracema, Caxambú, Pedra-Madeira e São Tomé, por exemplo. Podem ser combinadas entre si ou com outros tipos de acabamentos.

No projeto acima utilizamos a pedra Miracema Cinza Rachada. Essa pedra aliada a outros elementos, como madeira e vidro, proporciona muita destaque para fachada.

Acabamento externo – Tijolo

O tijolo normalmente é utilizado de forma aparente para dar um ar mais rústico ao ambiente. É de fácil manutenção e se bem aplicado mantém um padrão harmonioso e esteticamente bonito. Por fim, o tijolo pode ser combinado com outros tipos de materiais e se quer um visual mais sofisticado invista em tijolos de cores mais claras e suaves.

No projeto acima utilizamos o tijolo aparente em no centro da fachada, o que deu um destaque legal junto com a arandela de iluminação.

Esses revestimentos são utilizamos para dar um destaque e diferenciar o seu projeto.

Acabamento externo – Cimento queimado

Fachada1

O cimento queimado imita o concreto, porém, de forma mais delicada e sofisticada, tirando um pouco daquele ar bruto e rústico. O cimento queimado harmoniza muito bem com madeira.

Trás um ar industrial para casa, aliando o cimento queimado com iluminação e outros revestimento, o resultado pode ser surpreendente.

Você já tem terreno e está em dúvida como quer sua casa?

Me envie uma mensagem agora e GANHE um estudo inicial do projeto da sua casa.

Vamos montar o projeto ideal para você e sua família juntos!

Acabamento externo – Concreto

O concreto é, no geral, um recurso barato, que dura muito tempo e não precisa de muitos cuidados. É um acabamento externo ideal para estilos industriais.

Diferente do cimento queimado, aqui nós temos algo mais rústico mesmo.

Acabamento externo – Porcelanato ou cerâmica

O porcelanato é um revestimento impermeável e muito resistente, por esse motivo ele é ideal para lugares úmidos. Ele também mantém a temperatura interna mais agradável, sem falar que é um acabamento externo muito elegante e sofisticado. Sua instalação é muito prática e fácil, deixando sua fachada super clean e moderna. Além disso, necessita de pouca manutenção e os sinais de desgaste demoram muito a aparecer. Apesar de terem uma semelhança física entre eles a diferença está na fabricação, a cerâmica é uma opção mais barata mesmo tendo resistência e durabilidade.

Acabamento externo – Aço Corten

Esse tipo de acabamento externo é muito moderno e diferente. Seu custo é um pouco alto, mas tem grande durabilidade e um visual muito diferente. Ele tem uma tonalidade ferrugem, por isso, protege o revestimento de danos causados pelo tempo. Existem diferentes tamanhos e formatos. Seu material é 100% sustentável e muito mais resistente que o aço comum.

Dicas de acabamento externo

Temos alguns aspectos a considerar na hora de escolher o tipo de acabamento externo que vamos utilizar no nosso projeto, vamos então ver algumas dicas!

  • Observe o tipo de ambiente em que esse acabamento ficará exposto, se há umidade ou muito sol, por exemplo;
  • Mantenha sempre o equilíbrio na hora da escolha, um acabamento que seja harmônico com seu projeto, afinal a estética é muito importante nas fachadas;
  • Procure profissionais especializado na hora da instalação do acabamento externo, afinal você pode evitar problemas desnecessários;
  • Opte por materiais com qualidade, que não te darão problemas futuros;
  • Pesquise sobre a durabilidade, o preço e principalmente o tipo de manutenção do acabamento escolhido;
  • Faça um planejamento na hora de realizar o projeto e identifique possíveis desconfortos que você pode ter para não se arrepender;
  • Utilizar um acabamento em uma parede externa é uma ótima alternativa para renovar o visual de sua casa;
  • Combinando tijolos e madeira você pode criar um visual mais contemporâneo;
  • Com porcelanato ou cerâmica você pode criar um painel decorativo e modernizar a casa;
  • Tons neutros e suaves no acabamento externo podem deixar uma fachada muito elegante;
  • Utilize pedras para revestir canteiros e dar um toque super natural, você pode criar texturas para dar contraste;

Conclusão:

Todos esses modelos são uma maneira de garantir beleza e proteção para vários tipos de superfícies. Afinal, são diferentes tamanhos, cores, texturas que te proporcionam durabilidade, praticidade, economia. Agora que você já conheceu um pouco mais sobre os tipos de acabamentos externos que tal escolher qual mais combina com a sua casa e fazer o seu projeto?

Conte comigo e com nossa equipe para criar o projeto ideal para você e sua família.

Você já tem terreno e está em dúvida como quer sua casa?

Me envie uma mensagem agora e GANHE um estudo inicial do projeto da sua casa.

Vamos montar o projeto ideal para você e sua família juntos!

Facebook
WhatsApp
Email

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *